Citado em 1969 na canção escrita por David Bowie, é um personagem da musica Space Oddity. Major Tom é o astronauta que voa da terra para lua, e logo se perde no espaço, de acordo com as letras e o decorrer da musica. Ele é mencionado novamente em “Ashes to Ashes” como referencia de retorno e conclusão. Em “Hallo Spaceboy” novamente é mencionado e questionado, como se ele ainda continuasse um enigma até para o próprio criador.
Space Oddity conta a história do astronauta Major Tom, e sua trajetória para lua, ambientando uma conversa via radio com seu controle de base (Ground Control). No decorre da história, após aterrissar na lua, Major Tom se perde no espaço por não conseguir achar o caminho devolta.
Ashes to Ashes pode ser considerada como uma canção que conclui a odisséia de Major Tom. Nessa musica Major Tom encontrasse “perdido” ainda, pois está hospitalizado num manicômio, e ainda sim acreditando estar no espaço, sem rumo. “Ashes to Ashes, Funk to funky, we know Major Tom is junkie”
Hallo Spaceboy, é o um ultimo retorno de Major Tom, onde é questionado, se não gostaria de livre, se gosta meninos ou meninas, e que de qualquer maneira será coberto pela “poeira lunar”.
Ambas canções são um tanto autobiográficas de certo ponto. Enquanto Major Tom, foi composta em 69, nos anos onde a psicodelia estava em alta, pode se notar de acordo com as batidas, e delusão da letra traços do efeito de lisérgico. Em Ashes to Ashes, Bowie estava limpo, absolutamente, do vicio de cocaína iniciado em 74 ou 75. “Pode se dizer que Ashes to Ashes é uma das canções mais honestas de Bowie” de acordo com posts no blog Mofo. Quanto a Hallo Spaceboy... Não faço a menor idéia do que seja realmente, posso notar é a desintegração do personagem e a trama em si, de acordo com a letra.
São poucos casos na musica em que um personagem surge de uma canção, e assim permanece vivo quase 40 anos, de ouvido a ouvido de show em show.
Nenhum comentário:
Postar um comentário